MICRORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO RADICULAR E SOLUBILIZAÇÃO DE FÓSFORO
MICRORGANISMOS PROMOTORES DE CRESCIMENTO RADICULAR E SOLUBILIZAÇÃO DE FÓSFORO
Data: 15 de julho de 2024
Algumas espécies de bactérias, adaptadas aos solos brasileiros, são capazes de secretar ácidos orgânicos, enzimas e sideróforos os quais atuam liberando fósforo no solo permitindo sua absorção pelas plantas. Além da solubilização do fosfato, esses microrganismos promovem estímulos ao crescimento radicular e altura de plantas, consequentemente resultando em maior produtividade.
A produção de hormônios promotores de crescimento como auxinas, giberelinas e citocininas induzem as plantas a se desenvolverem mesmo sob condições de estresse ambientais.
“Além da solubilização do fosfato, esses microrganismos promovem estímulos ao crescimento”.
Dentre as mais estudadas, bactérias dos gêneros Azospirillum, Bacillus, Pantoea e Pseudomonas apresentam resultados superiores quanto a eficiência na dinâmica de solubilização de fósforo e crescimento radicular.
A associação desses microrganismos às raízes das culturas agrícolas, estimulam o desenvolvimento e, consequentemente, aumentam a área de contato da planta com os nutrientes. Isso permite aumentar a absorção, especialmente dos nutrientes de baixa mobilidade como o fósforo.
O fósforo é o segundo macronutriente mais crítico para o metabolismo vegetal. A deficiência de fósforo reduz o crescimento e o desenvolvimento das plantas. A falta afeta os processos biológicos como divisão e produção de energia celular, biossíntese de moléculas, composição de membranas e fotossíntese.
Apesar de abundante na natureza, de forma orgânica e inorgânica, o fósforo está na maioria das vezes indisponível no solo devido a formação de complexos com íons metálicos. Os microrganismos solubilizadores de fosfato têm um papel importante nessa disponibilidade de fósforo às plantas.
“Por meio de diversas estratégias, esses microrganismos permitem que as plantas absorvam o nutriente”.
Por meio de diversas estratégias, esses microrganismos permitem que as plantas absorvam o nutriente solubilizado, o que reduz a dependência da adição de fertilizantes minerais fosfatados na agricultura.
A solubilização biológica de fósforo em cultivos agrícolas já é uma realidade que resulta em incremento de produtividade, sem descuidar da sustentabilidade do solo.
Prof.º Anderson Marques - Fisiologia Vegetal - UFSM