USO DE BIOESTIMULANTES À BASE DE ALGAS NA AGRICULTURA
USO DE BIOESTIMULANTES À BASE DE ALGAS NA AGRICULTURA
Data: 15 de julho de 2024
Os bioinsumos são ferramentas cada vez mais integradas às práticas agrícolas atuais devido à sua capacidade de agregar características sustentáveis aos sistemas produtivos, abrangendo aspectos ambientais, sociais e econômicos.
Dentre os bioinsumos, os bioestimulantes são caracterizados como produtos que contém substâncias sintéticas ou naturais com habilidade de aprimorar as características fisiológicas e nutricionais das plantas. Quando aplicados nas folhas, nas sementes ou no solo, visam aumentar a produção, a qualidade e o desenvolvimento vegetal mesmo em condições de estresse.
Os bioestimulantes promovem a melhor absorção e translocação de nutrientes e induzem as plantas a tornarem-se mais resistentes ao ataque de pragas e doenças, o que, consequentemente, resulta na melhor qualidade e quantidade da produção.
“Uma planta bioestimulada e saudável sempre produzirá mais!”
Os compostos bioestimulantes podem ser derivados de microrganismos (por meio de seus metabólitos), biopolímeros (quitosana, por exemplo), ácidos húmicos e fúlvicos, aminoácidos, peptídeos e outros compostos nitrogenados, extratos vegetais, extratos de algas marinhas e compostos inorgânicos, como nutrientes.
Os referidos compostos bioestimulantes possuem capacidade de melhorar o crescimento e o desenvolvimento das plantas, por meio do estímulo ao enraizamento e por meio de tolerância a estresses bióticos e abióticos.
Dessa forma, os compostos extraídos de algas marinhas são benéficos tanto para o solo como para as plantas. No solo, altera a capacidade de retenção de água e aeração, assim como, disponibiliza nutrientes às plantas auxiliando estas a tolerar o ataque de pragas.
Dentre as principais algas marinhas cultivadas para a extração de bioestimulantes podemos ressaltar duas espécies: Ascophyllum nodosum e Kappaphycus alvarezii. A Alga Marrom, Ascophyllum nodosum, pertencente à divisão Phaeophyta, é uma espécie de alga que fornece compostos orgânicos amplamente utilizados na agricultura. O grupo das algas marrons são colhidas em ambiente marinho no Atlântico Norte, especialmente na costa do Canadá.
Os extratos de algas são fontes naturais de macro e micronutrientes, aminoácidos e hormônios vegetais que atuam de forma bioestimulante para o crescimento e desenvolvimento vegetal, auxiliando nos processos fisiológicos, bioquímicos e genéticos das plantas.
Já a Alga Vermelha, Kappaphycus alvarezii, é uma espécie Rhodophyta, originária de regiões de clima tropical e amplamente cultivada nas Filipinas, Indonésia e Tanzânia para a extração de espessante na indústria alimentícia. Na costa brasileira, após sua introdução na década de 90, a Appaphycus alvarezii é fonte de compostos utilizados em várias cadeias produtivas, inclusive na agropecuária.
O extrato da Alga Vermelha possui compostos estimulantes ao crescimento das plantas e promove tolerância a estresses bióticos e abióticos nos cultivos agrícolas. Os bioestimulantes a base do extrato da Alga Vermelha, como é o caso da Linha Evergreen, possuem proteínas e aminoácidos, carboidratos, ácidos graxos, fibras, fitohormônios, polifenóis e nutrientes minerais.
Um composto muito importante da alga Kappaphycus alvarezii é o polissacarídeo κ-carragenina, constituinte capaz de estimular o crescimento das plantas. O método de extração e o processo de formulação dos extratos de algas são fundamentais para transferir essa capacidade estimulante das algas para os extratos até o momento da aplicação dentro do ciclo dos cultivos agrícolas.
Os resultados obtidos a partir do uso do extrato da alga Kappaphycus alvarezii como bioestimulante em cultivos agrícolas demonstra melhorias no metabolismo e na regulação bioquímica das plantas. Em situações de fitotoxicidade, causadas por herbicidas em soja, ou em eventos meteorológicos, como geadas e granizo em videira, a bioestimulação foi fundamental para auxiliar no processo de recuperação fisiológica da planta.
O uso de bioestimulantes é uma prática indispensável para auxiliar o produtor rural que visa alcançar maiores produtividades em suas lavouras.